Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

A MAIOR FORÇA QUE TEMOS É A FORÇA MENTAL, APRENDENDO COM O TIGRE


Tigre

Hoje irei compartilhar com vocês uma correlação super bacana sobre esse magnífico e exuberante felino: o tigre. São caçadores noturnos e, apesar de seu grande tamanho, podem se aproximar de suas presas em completo silêncio antes de se precipitar sobre elas a curta distância. A força da sua mordida é uma das mais fortes entre todos os felinos. Ele é um grande nadador, e eles usam isso para se refrescarem. Já aconteceu de tigres nadarem mais de 5km e, além disso, são ágeis e velozes, capazes de andar em terrenos rochosos. São caracterizados por suas listras: cada tigre possui um padrão, não existem dois tigres com o mesmo padrão, são como nossas impressões digitais.
A primeira coisa que me vem à mente sobre esse felino é que, mesmo com sua exuberância e força, ela possui sensatez ao agir. Acredito que se ele caçasse de dia, teria êxito, pois é um animal estrategista, mas ele iria se expor mais facilmente e isso poderia trazer riscos pra si. Ele aguarda a noite, quando a maioria dos animais está exausto e com o metabolismo desacelerado. Não vai precisar fazer muito, pois sua prudência já garante praticamente o seu menu.
Deveríamos agir da mesma maneira inteligente, mas levados pelo ímpeto e desejo de resposta e soberba. Lançamos-nos na luz, bradando e querendo alcançar as coisas na marra, e essa exposição afobada e precoce às vezes expõe nossa imagem de uma maneira que é recrimida e desacreditada. Morremos, então, em conceitos sem estarmos mortos.
Já o tigre já saboreia a sua presa antes de tê-las em suas garras, pois sua sensatez com certeza ratificará o menu que ele desejou. Outra coisa sobre o tigre: fazer na luz, quando todos fazem e enxergam é mole, o difícil é ter êxito no escuro, na noite, na densa neblina da vida. Essa é outra lição do tigre. À noite, todos os recursos poderiam ser escassos se ele olhasse só para a noite, mas ele confia no que tem, em quem ele é, assim ele triunfa.
Você não triunfa porque as coisas estão claras ou escuras, você triunfa pela confiança e prudência que não olha as dificuldades, mas o propósito e alvo que pretende alcançar. Muitos sabem que a água não é uma preferência dos felinos, mas o tigre representa a superação dos tabus. Se os outros não gostam, eu preciso fazer o que não gosto para sobreviver e ir muito além e alcançar um novo cardápio, atravessando os rios que me prendem nessa margem apenas. Ele não hesita em alcançar o que procura, mesmo quando precisa enfrentar um temor de sua espécie felina.
Na vida, nem sempre fazemos o que queremos. É necessário se fazer o que não se quer e ate o que se teme, para saborearmos coisas novas. Ás vezes a novidade que você sempre pergunta e perguntam a você e nunca se tem, não existe ainda, pela inércia e temor de se fazer e se arriscar por águas desconhecidas; quem não arrisca não petisca. Lembre-se!
Por último, o tigre é único. Quando olhamos, sabemos diferenciar o tigre de outros felinos, mas, além disso, cada listra em seu corpo se, percebida em detalhes, mostra seu dna e cada um é diferenciado justamente por isso.
Na vida acontece da mesma maneira. Às vezes, olhamos e sabemos dizer quem é, o que houve, o que foi. Somos bons no geral, mas falhamos nos pormenores e nos detalhes da vida, e às vezes são esses detalhes perdidos que dizem sobre a exclusividade e particularidade das pessoas que convivem ao nosso lado ou em nosso mesmo ambiente.
Que a lição do tigre nos possibilite a prudência para agirmos no momento seja, mesmo que os recursos sejam escassos. Você vence não pela força bruta, mas pela sensatez e engenhosidade da mente prudente, que as águas não sejam vistas como temor, mas que seja a motivação que nos leve a superação em busca do novo, e que possamos muito mais que avaliar, nos atentarmos que mesmo algumas coisas sendo obvias e comuns, a visão mais detalhada para o todo que se apresenta diante da gente, tem algo único que nos faz ver e sermos quem somos no mundo, mesmo tendo listras parecidas como a maioria, somos únicos, o nosso dna é só nosso e as nossas listras não são como as listras dos demais tigres.
Sinta-se único, mesmo tendo características parecidas como a de muitas pessoas. Existe um tigre em aspectos da sua vida e se não há que essa lição lhe ensine a ser um Magnífico Tigre na escola da Vida.

By Jef

Nenhum comentário:

Postar um comentário