Total de visualizações de página
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
SUPERANDO O MEDO
Nesses dias, meu amigo se dirigiu a mim pelo Facebook e disse-me que havia lido no jornal que a avestruz é a ave mais medrosa do mundo. Resolvi, então, descobrir um pouco mais sobre a maior ave do mundo.
Dotada de tanta força, ela pode facilmente quebrar vários ossos de animais muito mais fortes do que ela. Isso acontece mais quando precisa defender sua ninhada dos predadores. Dizem que até de borboleta ela tem medo: isso é uma coisa que por um tempo circulou na internet.
Na realidade, a estória que a ave enterra sua cabeça ao se sentir em perigo é pura lenda, um mito. Não passa de contos de desenhos animados. Mesmo a avestruz, sendo o animal forte que mostra ser, sabemos que qualquer ser vivo não destrói parte do chão com a cabeça sem sofrer nenhum dano.
A verdade é que a avestruz tem uma característica semelhante em situações defensivas. Aves jovens e algumas adultas abaixam a cabeça ou a escondem em arbustos até passar o perigo. A maioria das avestruzes sabe se defender muito bem, caso necessário. Com uma tremenda força equilibrada aos seus quase três metros de altura e 180 kg, a avestruz pode defender-se com chutes de sua poderosa perna, que facilmente chega a altura da cabeça de uma pessoa, ou então usá-las para fugir desesperadamente a incríveis 70 Km/h.
Por ser uma ave de grande porte, a avestruz consome muita energia e está a quase todo momento faminta. Para saciar a fome, a avestruz procura em buracos, já existentes no solo, por alimento. Se você observar, uma avestruz saberá de imediato que ela tem como seu ponto mais vulnerável a cabeça. Se num momento de perigo, ela põe a cabeça no chão, significa que ela deixa todo o seu corpo para o inimigo e o pescoço também. Não parece muito lógico esse argumento, ao meu ver.
O que realmente posso extrair da avestruz é sua sobrevivência em meio a animais tão ferozes. Ela não é uma ave como as outras, é classificada como ratita, pois tem asas atrofiadas, grande peso e não pode voar: uma excelente corredora e, mesmo os animais mais fortes sabem que precisam respeitá-la.
Não se sabe quem criou a estória do medo que a avestruz tem, o que vejo nessa magnífica ave é que, mesmo que fosse verdade que ela é medrosa, quando resolve enfrentar o seu medo e o supera, o inimigo que a desafia sabe que precisa tomar muito cuidado e respeitá-la, quando ela descobre usar sua força pode deixar um estrago feio em quem ouse enfrenta-la.
Muitos se assemelham a avestruz: não se sabe onde e quando pessoas nos rotulam, criam e disseminam conceitos sobre nós e isso vai sendo vendido como verdade, somos classificados de melancólicos, negativos, fracos. Mas o fato verídico sobre a avestruz é que, em seu ambiente, ela não pode viver com medo e sim cuidadosa, temerosa e talvez assustada pelo ambiente hostil e traiçoeiro, pois quem não ficaria temeroso tendo leões, leopardos e guepardos a espreita.
Tudo na avestruz foi feito para sobreviver ainda mais sendo uma ave que não voa, ela não pode voar como as outras e deixar de ser o alvo dos mesmos. Tudo que ela tem está no chão, seja para fugir ou defender-se, pois possui uma pata que precisa do apoio do chão para que o coice seja fatal.
O que você anda aceitando que digam sobre você? Nem tudo que reluz é ouro! A avestruz não pode aceitar o medo! Se isso fosse verdade, ela deixaria de existir, pois qualquer animal facilmente a mataria. Quantos documentários você já assistiu e presenciou uma avestruz sendo devorada? Quase nenhum, ela sabe que ambiente vive e sabe a maneira que deve se portar para perpetuar sua espécie e não brinca com isso.
Ser forte é encontrar os meios necessários para sobreviver e impor respeito aos perigos e inimigos que te cercam. Você é forte! Mesmo que exista uma crença que se espalhe dizendo que você não é, sua sobrevivência diz quem você é: Você é um vencedor!
By Jef
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como a natureza é maravilhosa e como nós, seres humanos, somos regados por mitos e estórias contadas ao longo dos tempos!!! Acho que todos tem (ou tinha) essa visão do Avestruz! E realmente... que animal fantástico e cheio de filosofias a nos ensinar!!! Temos que ter a força e coragem de sempre dizer a nós mesmos: Sim! Eu sou um vencedor e me defenderei com todas as forças nos ambientes que me pedirem força e determinação!!! Texto perfeito!!!
ResponderExcluir